sábado, 14 de janeiro de 2012

Coronel da PM é preso pela segunda vez em menos de um mês no RJ

No Rio, o Ministério Público explicou nesta sexta-feira (13) por que pediu a prisão de um coronel da Polícia Militar pela segunda vez em menos de um mês.
O coronel Djalma Beltrami foi preso em casa pela Polícia Civil e levado para o quartel general da PM.
Djalma, que é ex-árbitro de futebol foi comandante do Batalhão de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, durante os últimos quatro meses do ano passado e é suspeito de ter chefiado um esquema de propinas para não coibir o tráfico de drogas no município.
Por causa da acusação, ele já havia sido preso em dezembro, quando foi afastado do comando da unidade.
A operação da Polícia Civil prendeu outros 12 PMs. Na época, a Justiça considerou que as provas contra o coronel não eram contundentes e ele foi solto.
“Eu não tenho nada a esconder. Eu nunca fiz nada errado. Eu nunca recebi propina na minha vida, eu jamais participaria de um esquema dessa natureza”, declarou à época Djalma Beltrami.
Depois da libertação do coronel, a Polícia Civil apresentou novas provas ao Ministério Público. Promotores do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, voltaram a pedir a prisão de Djalma Beltrami. O pedido foi aceito pelo mesmo juiz que tinha autorizado a primeira prisão.
Na denúncia, os promotores citam um diálogo do coronel com um subordinado em que Djalma Beltrami ordena a retirada de materiais como touca ninja, munição não permitida e armamento de uma viatura, para evitar problemas com eventual fiscalização da corregedoria.
Para o Ministério Público, não há necessidade de interceptações de conversas do próprio Djalma Beltrami com os traficantes para provar o suposto envolvimento do coronel com o esquema.
“É um conjunto de provas que se concluiu na participação do comandante na empreitada criminosa”, avalia o promotor Marcelo Arsenio.
A Defensoria Pública do Rio, que atende a Djalma Beltrami, só vai se pronunciar depois de analisar todos os documentos da prisão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário